
Dentro da biologia existem áreas muito vivenciadas por todos nos, no caso das mulheres a embriologia, se não a mais vivenciada pelo menos a mais esperada, é um sonho para todas as mulheres serem mães. Mas muitas nem imaginam o que acontece dentro dos seus corpos durante a gestação. Assim, para melhor entendimento dos nossos corpos, sabemos que após o ovulo fecundado, temos um ovo ou zigoto, que passará por três fases sucessivas: mórula, blástula e gástrula.
E é então na fase de blastocistos que é possível a extração das células tronco, onde a maioria das células encontram-se na superficie. Onde somente algumas estão no interior boiando num líquido, essas por sua vez são as chamadas células tronco embrionárias. Porém as células tronco não são somente encontradas nos embriões, podendo também serem retiradas do cordão umbilical, da medula óssea, do sangue, do fígado, da placenta e do liquido amniótico.
As células tronco são as únicas capazes de originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças. Atualmente existem estudos com o objetivo de substituir os transplantes de órgãos, onde as pessoas seriam submetidas a um processo de cura nos tecidos afetados pela doença. Só que não são todos os países que são avançados nesta área de pesquisa com células tronco, o que realmente é uma pena e coloca o Brasil em um estágio inferior a de alguns países que já possuem projetos a alguns anos.
É então, de extrema importância todos terem conhecimento sobre o uso das células tronco, são avanços que a medicina toma onde nos somos capazes de ver como o homem é muito pequeno perto de tudo que já alcançou. E assim, temos que ter consciência, e fazer a nossa parte ajudando nas pesquisas sobre células tronco, fazendo o possível para doarmos os cordões umbilicais dos filhos que teremos, e assim voltamos ao estágio inicial a embriologia, o quanto é importante este processo não somente para gerar outras vidas e sim fazer com que as já existentes se renovem e vivam muito mais.
Legal saber :D
"PROJEÇÕES FUTURAS
No Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Porto Alegre, coordenado pela equipe da disciplina de Cirurgia Plástica da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, foi criado um projeto de estudos sobre células tronco. Denomina-se GESC (Grupo de Estudos Stem Cells), o grupo tem uma periodicidade quinzenal de reuniões, onde são realizados seminários sobre o assunto. A presença da pesquisadora e internacionalmente conhecida professora doutoura Nance Nardi, como integrante e orientadora do grupo , tem permitido importante evolução do conhecimento na área. Os planos incluem um centro de pesquisa clínica e de difusão do conhecimento sobre células tronco."
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs informações sobre as reuniões e seminários no Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa, e a importância da doação dos cordões umbilicais foram muito legais, e o teu artigo está bem escrito e completo.
ResponderExcluirLu, adorei o teu post! Quero acrescentar que as pesquisas das células-tronco também tem como objetivo achar uma forma de, além de substituir os transplantes de órgãos, formar vazos sanguíneos, curar doenças neurodegenerativas e câncer.
ResponderExcluirMuito legal mesmo!!! Interessante ressaltar que as pesquisas com células-tronco podem ser utilizadas na aplicação terapêutica, sendo úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
ResponderExcluirMuito bom Ceruttaa, quando dizes do auto-conhecimento da mulher sobre ela mesma, eu ressalvo ainda que isso é realmente importante e vital, pois se pode perder muito quando nao se sabe sobre o que se passa dentro do próprio corpo, imagina quantas vidas mais poderiam ser salvas se todas as mulheres conhecessem um pouco mais dessas novas tecnologias!
ResponderExcluirMuito bom mesmo primeiramente falando da parte sobre as doenças cardiovasculares que poderão ser combatidas,pois pelo video podemos saber apenas sobre 3 doenças.sobre a parte que tu resalta importante e que é muito interessante sobreque o processo não somente é para gerar outras vidas e sim fazer com que as já existentes se renovem e vivam muito mais.
ResponderExcluirMuito bom lu
Muito bom trabalho colega cerutti, acho que a medicina esta no caminho certo para resolver muitos problemas e como você fala no seu texto ''são avanços que a medicina toma onde nos somos capazes de ver como o homem é muito pequeno perto de tudo que já alcançou.'' Podemos se pequenos mas estamos crescendo a medida de cada descoberta.
ResponderExcluirparabens cerutti ;D
Lu achei ótimo o teu artigo pois além das informações básicas tu completou com outras as quais deixaram teu artigo mais interessante e completo, a forma como tu colocou todas as informações foi clara e educativa haha
ResponderExcluirlinda!
Excelente postagem lu!! Eu nao sabia que o figado poderia fornecer celulas tronco, mais um motivo para cuidar do figueredo!!
ResponderExcluirparabéns pelo artigo, fala claramente o que são as celulas tronco e sua importancia. gostei tbm do final "Legal saber" muito interessante..
ResponderExcluir