
Na biologia não existe somente uma área importante, mas sim diria que todas são extremamente responsáveis por ser o que somos. Então para entendermos outros seres precisamos primeiro aprender sobre nos mesmos, seres humanos. Sendo assim, vou começar falando sobre a anatomia, que estuda as estruturas internas e externas do corpo humano e as formas de organização das células, tecidos, órgãos e sistemas.
Vendo por esse ângulo podemos afirmar que tudo que surge na biologia, referente ao seres humanos, parte da anatomia. Porque não poderíamos entender, a histologia, a embriologia, a biologia evolutiva e a citologia sem ter estudo anatomia. Assim a anatomia nos proporciona um melhor entendimento de tudo que existe na biologia, porém um conhecimento preciso de todos os detalhes do corpo humano leva anos, e é um conhecimento possuído por poucos. Muitos médicos tornam-se especialistas em determinadas áreas por saberem o quão demorado e difícil é possuir o conhecimento geral da anatomia. Assim, constatamos que a anatomia é um processo árduo e complexo, mas que nos leva a um melhor entendimento de o que somos e quais os funcionamentos que o nosso corpo possui,
Dentro da anatomia então existe a histologia, que analisa tudo que se referem aos tecidos biológicos, Os primeiros histologistas descobriram muito sobre a estrutura do material biológico, estabelecendo a teoria celular da estrutura dos organismos vivos, onde a célula é a unidade básica da arquitetura da maioria dos materiais biológicos. O conjunto de células com características morfológicas semelhantes foram descritas como tecido, tendo sido estes divididos em quatro grupos distintos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Após entender melhor o que é histologia podemos concluir que se não fossem os tecidos os seres vivos não existiriam, mas para existir os tecidos nos precisamos das nossas células, que logo abordaremos, no próximo parágrafo.
Bom a citologia, analisa as células dos seres vivos, assim como suas formas de organização, funções, estruturas e importância para os mesmos. Essa área então é muito importante, para sabermos identificar as células e suas funções em nosso organismo, as células são comparadas aos tijolos de nossas casas, ou seja, formam a estrutura de nossos corpos, e fazem nos sermos seres existentes. Não é a toa que o corpo humano é constituído por 10 trilhões de células. Cada uma promovendo o seu papel, mas fazendo os nossos organismos funcionarem em plena harmonia. Com isso, nos vemos que as celulas são, sim a base da nossa existência.
Ainda no assunto de células, entramos na embriologia, que é responsável por estudar tudo que se refere à formação dos órgãos e sistemas complexos dos animais. Que consiste no estudo do desenvolvimento dos organismos a partir da união dos gametas, as células sexuais parentais, que dão origem ao ovo ou zigoto que, por sua vez, se desenvolve no embrião. Tudo isso nos faz ver o quanto uma simples célula pode se transformar e fazer vir ao mundo seres como nós, e parar e perceber que um dia nos também sofremos essa mutação, e o quão importante é para aumentar e perpetuar da espécie humana.
Por fim, a biologia evolutiva, estuda origem e a descendência das espécies, bem como suas mudanças ao longo do tempo, ou seja, sua evolução. É de extrema importância pois assim nos sabemos de onde viemos, qual a nossa origem e as mudanças que ocorreram durante os anos com a nossa espécie. Do ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Assim temos em nossas mãos a tecnologia que nos leva a pontos que achavamos que seriam indecifraveis na nossa humanidade, mas hoje são apenas meios de escape para coisas muito maiores que estão por vir, A capacidade do ser humano é infinita.
Foi muito bem colocado que a anatomia é muito ampla e árduo de estudar, pois o corpo humano é complexo e cheio de detalhes. Já na evolução é bom lembrar que o processo evolutivo ocorre devido às mudanças de clima e ambiente que ocorrem no planeta, e que o homem parou de se adaptar a elas e começou a adaptar o ambiente a sua volta.
ResponderExcluirMuito interessante Lu.
ResponderExcluirGostaria de lembrar que o estudo da embriologia também permite ao ser humano intervir na mesma. Tendo maior conhecimento sobre o processo de nossa formação nos tornamos capazes de evitar e resolver complicações que podem ser geradas durante o desenvolvimento dentro do útero, diminuir o risco à saúde tanto do bebê quanto do mãe em casos complicados e até mesmo impedir a formação de um zigoto impedindo a fecundação.
Lu achei que tu soube falar bem sobre todos os conteúdos que tu escreveu.Principalmente quando tu compara que as células são comparadas aos tijolos de nossas casas,podendo então se ter uma idéia até da estrutura tanto do nosso corpo como da estrututa em que vivemos ou seja a de nossas casas.
ResponderExcluirNo ultimo paragráfo quando tu como outros botaram em seus blogs de onde surgimos acho isso interssante,pois assim sabemos de onde viemos o tanto que evoluimos e aonde estamos agora sabendo também que estamos evoluindo a cada dia.
Concordo contigo que o homem precisa conhecer a si mesmo para conhecer o mundo, mas acredito que o homem precisa primeiramente conhecer o mundo à sua volta para, depois, conhecer a si mesmo.
ResponderExcluirTambém concordo que a capacidade do homem é infinita, então devemos começar a usar essa capacidade para o bem do planeta, e não só progredir por progredir.
Lu, achei teu argumento muito bem colocado. A definição que tu fez na introdução fez com que eu pensasse um pouco mais sobre a biologia no meu dia a dia. Acho que temos sim que conhecer o mundo a nossa volta, mas também temos que usufruir de muito conhecimento para que essa aprendizagem sobre o mundo seja concretizada. Teus temas também foram muito bem escolhidos pelo fato que anatomia, citologia, embriologia... são coisas que as pessoas vivienciam mas não se dão conta. Então muito bom! :D
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirlu, muito interessante seu texto bem elaborador sempre seguindo um contexto só apenas não concordo que dentro da anatomia não existe a histologia, existe só não é designado a anatomia a função dos tecidos pois a anatomia também envolve eles nas formações dos sistemas dos orgãos... Concordo com que o homem tem muita capacidade e vem descobrindo essa capacidade e um dos meios usados é a genética, e como o daniel falou temos q usar esse conhecimento para o nosso bem e do planeta.
ResponderExcluirPosso acrescentar que a Teoria de Evolução criada por Charles Darwin, não é a única que explica a presença do homem na terra. Apesar de não ter comprovações certas, e muitas pessoas não a crerem, existe também a Teoria do Creacionismo - Deus criou a Terra e o homem. Como citaste, a capacidade do homem é infinita, mas nem sempre essa capacidade serve para o bem. Hoje, ele usa essa ferramenta infinita para destruir a natureza, poluir e causar danos irreversíveis à Terra.
ResponderExcluirFantástica a estrutura do texto,como foi pensando, e a relação que é feita entre um conteúdo e outro é impressionante! Concordo que o homem deva conhecer a si e depois ao mundo, mas na prática não é o que vem acontecendo. Cada vez mais o homem descobre,explora,destrói e abusa do nosso planeta, sem saber de fato quem somos, e o que fazemos aqui. Nossos valores cada vez mais são encobertos pela ganância e pela cobiça.E é por isso que estamos vivendo em uma época de aquecimento global,efeito estufa e grandes catástrofes ecológicas. ESTÁ NA HORA DE MUDAR!
ResponderExcluirConteúdo muito bom,belo blog,parabéns!
Achei incrível como ela ligou todas as partes do texto e o fez ficar armônico e não muito extenso. A introdução já nos faz pensar o quanto somos responsáveis por tudo que acontece no planeta, sendo o aquecimento global, catástrofes e o efeito estufa. Muitas coisas a gente faz, e nao se da conta, e acabam prejudicando o nosso lar imenso. Muito bom teu texto lu, de fácil entendimento e tudo que tu disse é verdade, Deus criou o mundo e o homem, mas criou o homem principalmente para ajudar o mundo a evoluir, e hoje nao é isso que acontece. O homem tem tudo para ajudar o planeta terra, só nao ajuda porque é ignorante.
ResponderExcluirAdorei cerutti, o modo como tu mostrou com o nosso corpo é fantástico e cheio de funções. A comparação dos tijolos de nossas casas contituindoo corpo humano foi muita criativo e didático. E ajudou na compreensão do contexto. A parte da embriologia e a bilogia evolutiva, tambem esta muito legal e nos faz pensar sobre tudo o que envolve a formação e a origem do ser humano, e o quanto evoluímos desde o início dos tempos, ou seja, sabendo tudo isso, podemos descobrir e conehcer um pouco mais de nós e com isso termos ferramentas para sermos cada vez melhor.
ResponderExcluirE concordo contigo que a capacidade ser humano é sim, infinita.
lú, achei que voce teve boa argumentação e falou sobre o corpo de um jeito que para mim ficou muito claro, e realmente para nós podermos entender sobre ou outros seres, devemos saber primeiro sobre nós mesmo, pois assim, podemos aplicar o nosso conhecimento em outros seres.
ResponderExcluirbeijos
Interessante a postagem. Podemos dar o merito da biologia evoltiva a Charles Robert Darwin, Lamark e Mendel(com a genetica), sem eles os estudos avancados que hoje sao feitos nao estariam em tal estagio!
ResponderExcluir