segunda-feira, 26 de abril de 2010

Comentei nos blogs:
Graziele: http://biograzi.blogspot.com/
Roberta: http://robertawfortes.blogspot.com/
Nicholas: http://nicholasdeconto.blogspot.com/

Tarefa 1 - Biologia


Na biologia não existe somente uma área importante, mas sim diria que todas são extremamente responsáveis por ser o que somos. Então para entendermos outros seres precisamos primeiro aprender sobre nos mesmos, seres humanos. Sendo assim, vou começar falando sobre a anatomia, que estuda as estruturas internas e externas do corpo humano e as formas de organização das células, tecidos, órgãos e sistemas.

Vendo por esse ângulo podemos afirmar que tudo que surge na biologia, referente ao seres humanos, parte da anatomia. Porque não poderíamos entender, a histologia, a embriologia, a biologia evolutiva e a citologia sem ter estudo anatomia. Assim a anatomia nos proporciona um melhor entendimento de tudo que existe na biologia, porém um conhecimento preciso de todos os detalhes do corpo humano leva anos, e é um conhecimento possuído por poucos. Muitos médicos tornam-se especialistas em determinadas áreas por saberem o quão demorado e difícil é possuir o conhecimento geral da anatomia. Assim, constatamos que a anatomia é um processo árduo e complexo, mas que nos leva a um melhor entendimento de o que somos e quais os funcionamentos que o nosso corpo possui,

Dentro da anatomia então existe a histologia, que analisa tudo que se referem aos tecidos biológicos, Os primeiros histologistas descobriram muito sobre a estrutura do material biológico, estabelecendo a teoria celular da estrutura dos organismos vivos, onde a célula é a unidade básica da arquitetura da maioria dos materiais biológicos. O conjunto de células com características morfológicas semelhantes foram descritas como tecido, tendo sido estes divididos em quatro grupos distintos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Após entender melhor o que é histologia podemos concluir que se não fossem os tecidos os seres vivos não existiriam, mas para existir os tecidos nos precisamos das nossas células, que logo abordaremos, no próximo parágrafo.

Bom a citologia, analisa as células dos seres vivos, assim como suas formas de organização, funções, estruturas e importância para os mesmos. Essa área então é muito importante, para sabermos identificar as células e suas funções em nosso organismo, as células são comparadas aos tijolos de nossas casas, ou seja, formam a estrutura de nossos corpos, e fazem nos sermos seres existentes. Não é a toa que o corpo humano é constituído por 10 trilhões de células. Cada uma promovendo o seu papel, mas fazendo os nossos organismos funcionarem em plena harmonia. Com isso, nos vemos que as celulas são, sim a base da nossa existência.

Ainda no assunto de células, entramos na embriologia, que é responsável por estudar tudo que se refere à formação dos órgãos e sistemas complexos dos animais. Que consiste no estudo do desenvolvimento dos organismos a partir da união dos gametas, as células sexuais parentais, que dão origem ao ovo ou zigoto que, por sua vez, se desenvolve no embrião. Tudo isso nos faz ver o quanto uma simples célula pode se transformar e fazer vir ao mundo seres como nós, e parar e perceber que um dia nos também sofremos essa mutação, e o quão importante é para aumentar e perpetuar da espécie humana.

Por fim, a biologia evolutiva, estuda origem e a descendência das espécies, bem como suas mudanças ao longo do tempo, ou seja, sua evolução. É de extrema importância pois assim nos sabemos de onde viemos, qual a nossa origem e as mudanças que ocorreram durante os anos com a nossa espécie. Do ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Assim temos em nossas mãos a tecnologia que nos leva a pontos que achavamos que seriam indecifraveis na nossa humanidade, mas hoje são apenas meios de escape para coisas muito maiores que estão por vir, A capacidade do ser humano é infinita.