Comentei nos blogs:
Cauê: http://cauemcunha.blogspot.com/
Camila: http://cmilafernandes.blogspot.com/
Michele: http://michelecitolin.blogspot.com/
segunda-feira, 28 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Tarefa 3 - Biologia

No mundo em que vivemos esta cada vez mais difícil de levar uma vida inteiramente saudável, sofremos constantes mudanças, o que nos leva a afirmar, tudo isso é um processo que nos mesmos fizemos acontecer. Todos nos sabemos, que o planeta terra possui um período de existência, assim como tudo que possui vida, só que não nos damos conta que muitos de nossos atos estão fazendo acelerar esse processo de envelhecimento do nosso planeta.
Na terra existem diversos tipos de vida, que se relacionam entre si, para isso existe a ecologia, que faz com que nos consigamos entender como funciona essa harmonia entre diferentes espécies. Mostra-nos que podemos sim nos relacionar com seres muito diferentes de nós, basta respeitarmos cada espécie do mesmo jeito que gostaríamos que nos respeitassem. Calcula-se que desaparecem 100 espécies a cada dia, por causa do desmatamento. Assim, temos que ter consciência que desmatando as florestas vamos destruir um ecossistema, assassinando árvores centenárias e outras que estão crescendo, e nesse tempo estamos matando tudo que tem vida, assim como nos, temos que respeitar tudo que nos foi dado e possui enorme beleza.
Esse desrespeito com a natureza que gera problemas crônicos em nosso planeta, como o aquecimento global, onde acontece um aumento de temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e que possivelmente continuará durante o século XXI. Outro ponto a se destacar é o acumulo de lixo absurdo que os paises produzem, é gerado mais que o dobro de lixo por dia comparado ao número de pessoas que vivem no planeta terra. A poluição do ar é outro problema muito preocupante, que ocasiona a insalubridade das pessoas e faz com que aconteçam fenômenos, como por exemplo, a inversão térmica. A poluição nas águas é um fator assustador, pois além de ser um recurso que não se renova, a água é essencial para todas as formas conhecidas de vida. E para nos, os seres humanos, ela é a principal constituinte de nossos corpos, entre 70% a 75%.
Muitos desses problemas ambientais são gerados a partir de uma superlotação terrestre. A cada segundo, nascem três novos habitantes em nosso planeta. Hoje, existem 6 bilhões de habitantes. A população humana está crescendo em 100 milhões de pessoas por ano, o que significa mais um bilhão de pessoas para a próxima década. O que só tende a aumentar o esgotamente de recursos e formas de vida na terra. Tudo isso, não se deve culpar aos outros, e sim a nos mesmo, que não fazemos nada para mudar, deixamos que os outros façam. Cabe a cada um desligar a torneira na hora de lavar a louça, economizar luz, tomar um banho mais rápido, desligar o computador que seja uma hora por dia e buscar novos recursos sustentáveis que não prejudiquem nosso planeta.
A partir da minha pegada ecológica pude constatar que não sou o exemplo de pessoa que cuida do planeta, mas sempre é bom ver o quanto prejudicamos sem nem menos nos darmos contar. Se todos fossem como eu seria necessário 1.3 planetas por ano, e para sustentar meu estilo de vida é preciso 2.3 hectares globais de terra bioprodutiva, o que eu considero muito. Mas a partir dessa constatação sei que tenho que fazer minha parte, assim como todos devem fazer, vivemos em um mundo único, onde o que me afeta, abala os outros também. Resta dizer, vamos nos unir por essa causa, tudo só termina quando acaba, e nosso planeta ainda pode viver muitos anos. Um único gesto significa muito.
"A paz, o desenvolvimento e a proteção do meio ambiente são interdependentes e inseparáveis".
(autor desconhecido)
Assinar:
Postagens (Atom)